Monday 11 December 2017

Comprar e vender online


Comprar e vender online


Esta ficha informativa destina-se a dar a quem compra ou vende on-line um entendimento de como a Lei de Comércio Justo e a Lei de Garantias do Consumidor se aplicam à transação.


A internet mudou a maneira como os consumidores compram bens e serviços, permitindo que eles comprem qualquer coisa, desde mantimentos até um vôo para Vanuatu com o clique de um botão. A Internet também deu aos vendedores novas oportunidades para ampliar seu alcance por ter uma loja on-line para complementar sua presença de varejo de tijolos e argamassa, ou para acabar com tijolos e argamassa retalho completamente.


Mas a internet não é um "livre para todos" onde tudo vai. O Fair Trading Act se aplica a todos os comerciantes que anunciam ou vendem para os consumidores da Nova Zelândia on-line, mesmo se o comerciante é baseado fora da Nova Zelândia.


Os comerciantes que vendem on-line também devem deixar claro que eles estão no comércio, para que os consumidores saibam que estão protegidos pelo Fair Trading Act e pelo Consumer Guarantees Act.


Tipos de venda on-line


Há muitas maneiras diferentes de vender on-line, incluindo:


Websites ou aplicativos para smartphones


e-mails


mensagem de texto


mídia social


Leilões online como Trade Me e eBay


Lidar diariamente e sites de compra de grupo.


A Lei de Comércio Justo e a Lei de Garantias do Consumidor aplicam-se a ofertas e vendas feitas por meio de todos esses canais e muito mais. Não importa qual meio promocional o comerciante escolhe.


Você pode ler mais sobre o Fair Trading Act em nossa gama de folhas de fatos.


Quando é que o Fair Trading Act se aplica?


O Fair Trading Act se aplica à venda on-line quando um vendedor está no comércio.


Quem está no comércio?


A definição da Fair Trading Act de "comércio" é ampla. Define o comércio como "qualquer comércio, indústria, profissão, ocupação, actividade de comércio ou empresa relacionada com o fornecimento ou a aquisição de bens ou serviços".


Se uma pessoa está no comércio dependerá das circunstâncias específicas do vendedor e da oferta. Muitos fatores podem ser relevantes para saber se uma pessoa está no comércio, incluindo se eles:


Regularmente ou habitualmente oferecer para vender bens ou serviços on-line


Fazer, comprar ou obter mercadorias com a intenção de vendê-las


São GST registrados


Funcionários ou assistentes para ajudar a gerenciar suas vendas


Incorporar uma empresa ou criar outro tipo de veículo comercial.


Há outros fatores que podem significar que uma pessoa é, ou não, no comércio. Vendedores que estão incertos se eles estão no comércio deve obter aconselhamento jurídico.


Os vendedores não podem evitar suas obrigações sob a Fair Trading ou Consumer Guarantees Act por ter alguém fazer ofertas ou vender em seu nome. Nestes casos, o vendedor principal ainda estará no comércio, e a pessoa que vende em seu nome (seu agente) também pode ser responsável.


Qualquer pessoa que venda bens inicialmente comprados ou adquiridos para seu próprio uso pessoal não está no comércio.


Divulgação do estatuto de comerciante


O Fair Trading Act exige que qualquer pessoa que está no comércio para tornar isso claro para os consumidores ao oferecer bens ou serviços para venda on-line. Isso informa os consumidores que eles estão cobertos pela Fair Trading Act e pelo Consumer Guarantees Act.


Os comerciantes devem divulgar seu status de comerciante de forma clara e proeminente em todos os lugares on-line onde um cliente pode concluir uma compra. Idealmente os comerciantes devem estar fazendo seu status comerciante claro desde o início, e em cada site ou plataforma o comerciante usa.


Qualquer intermediário que forneça uma plataforma para venda on-line (como um leilão on-line ou site de negociação diária) deve tomar medidas razoáveis ​​para garantir que os comerciantes que usam sua plataforma divulguem seu status de comerciante.

No comments:

Post a Comment